sábado, 12 de janeiro de 2013

1Q84




















Haruki Murakami é um dos meus autores favoritos. Os seus livros são fenomenais. O autor tem a capacidade de criar mundos que nos absorvem e prendem da primeira à última página.

Seria de esperar que me fosse fácil falar desta obra extraordinária de um autor que tanto prazer me dá, todavia, nada disso acontece. É  para mim extremamente difícil colocar em palavras algo sobre os livros de Murakami. Porquê?
Porque o sentimento e o prazer que sinto ao lê-los são absolutamente descomunais. Quaisquer palavras que escolha, por mais eloquente que seja, ficam aquém do que realmente quero dizer.

As palavras não têm força suficiente no seu significado para descrever a escrita de Murakami porque a sua grandiosidade suplanta o valor individual de cada palavra.

Se digo fenomenal, não chega.
Se digo extraordinário, é pouco.
Perfeito? A perfeição não existe porque ainda não a encontrei.

1Q84 é um romance sobre Tengo e Aomame que se passa em 1984 e 1Q84.
No céu por vezes há duas luas.

Se quiserem saber mais façam o favor de ler.

Por mim não vão saber mais nada.

Deixo-vos aqui e aqui algo sobre esta obra, para que não digam que saem de mãos a abanar.

Bem hajam!


9 comentários:

Nuno Chaves disse...

És mau! e quase a convencer-me...
Não posso dizer que sou fã de Murakami, pois apenas li um livro seu e gostei bastante. Quero ler esta trilogia... só não sei quando o farei...
Mas mesmo assim fiquei muito, muito curioso.
Um Abraço André.

André Nuno disse...

Nuno,
sou mau porque o Murakami é muito bom!
Lê Norwegian Wood, é muito bom. Talvez melhor do que a trilogia.
Abraço!

Nuno Chaves disse...

Já estive várias vezes para comprar esse livrinho... numa edição que oferece o Rovolutionary Road, por apenas 10 Euros... E nunca calhou (talvez porque já tenha o R.R.)
Mas talvez um destes dias decida comprá-lo.
Tenho ouvido sempre falar no Kafka à beira-mar... já leste?

André Nuno disse...

Sim, Nuno. Li e gostei muito. Aliás gostei muitíssimo. Assim como de Em busca do Carneiro Selvagem (o primeiro que li do autor); Dança, Dança, Dança; Crónica do pássaro de Corda; A Sul da Fronteira A Oeste do Sol (muito bom) e A Rapariga que Inventou um Sonho. Qualquer um deles aconselharia vivamente!
Para mim Murakami é, de facto, ímpar.

Paula disse...

Adoro Murakami, mas temo os livros gigantes dele!
Gosto de me perder na sua escrita, mas gosto de perder-me por um determinado tempo, mas não por muito...
Li Kafka à Beira Mar; Sputnik meu amor, After Dark (esse foi o mais estranho e o mais mágico :D )e metade de "Pássaro de Corda" mas lá está - andava perdida por muito tempo e interrompi a leitura :P

André Nuno disse...

Paula,
percebo o que queres dizer. Por vezes não identificar o chão que se pisa é incómodo, faz-nos sentir perdidos.
Nesse sentido penso que poderias gostar de 1Q84. É uma realidade moderadamente paralela. Bastante terrena e tangível. Aqui não te perderias e saberias a quantas andas. Só tens de ver duas luas no céu...
:)

Vera C. disse...

Quero tanto ler esta trilogia :D
Já li:
- Sputnik, meu amor;
- crónica do pássaro de corda;
- Norwegian wood;
- After dark;

Quero ler lançamentos posteriores e fazer uma maratona de todos e talvez reler os que já li XD porque adorei os livros e tê-los de preferência na minha estante :D

beijos e boas leituras!

André Nuno disse...

Vera,
É de facto muito interessante. Gostei imenso. Já li quase todos os livros do Murakami e considero-o um autor único. Desses que falas não li o Sputnik mas já li críticas excelentes e por isso desejo lê-lo.
Entretanto já saiu, em português, mais um novo livrinho intitulado "O Impiedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo" e que estou só à espera de que baixe de preço ou que apareça alguma campanha... :)
Obrigado pela visita.
Beijos e boas leituras.

CMachado disse...

André,
Estou lendo esse livro finalmente...
Estava lendo um policial de uma amiga que conheci lá no face... acredita?
Um Romance policial ambientado na Colômbia, sobre narcotráfico "Vulpino". Terminei hoje a tarde e ficava só pensando queria que o Andre lesse... Muito bom acredita?
Um amigo meu vai ler,ela adicionou ele queria que mais pessoas lessem, estou dando força p/ ela porque é muito bom!!Ela escreve bem!!
Estou lendo 1Q84 depois digo o que achei.
Abç